Texto: Rafael Dantas.
![]() |
Parabéns Salvador pelos 465 anos de fundação. Desenho de Rafael Dantas do Elevador Lacerda e de parte da Cidade Alta e Baixa, com o Mercado Modelo (antiga Alfândega) e um velho saveiro da Bahia no mar do Porto de Salvador. Imagem: Blog Rafael Dantas, Bahia / Março de 2014. |
Hoje é um dia especial. Salvador Cidade encantada mergulhada em encantos e os mais belos e saudosos cantos, completa 465 anos de fundação.
Belíssima "Lisboa revisitada sudanesa, [...] Roma Negra encravada no ocidente [...]", como escreveu e cantou Roberto Mendes e Jorge Portugal. Salvador continua a encantar e cantar por todos os lugares sua rica história e o marcante sorriso do seu povo.
Chamada de "Cidade da Bahia" por muito tempo, Cidade das 365 igrejas, terra de ladeiras, casarios, fortes e marcantes vultos cravados nas amarelas páginas da sua história, Salvador da Bahia é uma grande mistura, desenhada e construída por muitos, sempre abençoada por Todos os Santos.
Infelizmente não é só de alegrias que vive Salvador, no meio de belezas temos tristezas e ruínas que se arrastam por séculos. Mesmo assim, graças a seu povo e seus defensores, a bela cidade fortaleza continua bela.
São simples palavras perante a importância da data citada. Mas o que realmente importa é a sinceridade dos mais diversos votos em meio toda a poesia e prosa circulante nesta terra sempre amada e admirada. Realmente só poderia ser "coisa da Bahia".
Em postagem especial será publicado três textos no Blog discutindo as modernizações do final do século XIX e inicio do XX em Salvador, na conhecida Belle époque*