quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A Política em uma Universidade de Todos.

Espaço que deveria ser de discussão de debates saudáveis, respeito as ideias e as escolhas políticas. É na verdade um grande palco de disputa pelo poder e espaço, que acaba não “abraçando” os estudantes nem os ouvindo. Pelo contrário, o que vemos é a separação e a "violentação" da política dentro das Universidades.

Texto: Rafael Dantas.
http://rafaeldantasbahia.blogspot.com.br/2012/10/a-politica-em-uma-universidade-de-todos.html


Juramento do Jogo da Péla. Teve como objetivo dotar a França de uma Constituição, assegurando os direitos políticos e jurídicos dos cidadãos. Artista Jacques-Louis David.
 
Do final do século XVIII com a Assembleia Nacional Constituinte na França e a conhecida divisão entre grupos “direita” e “esquerda”, até os nossos dias, muito do que foi visto e defendido mudou. O que hoje observamos como sendo Direita e Esquerda em muitos casos é simplesmente o uso de tais posicionamentos para se defender de possíveis ataques (como um escudo) ou para atacar o adversário no debate político. A verdadeira ideologia por trás desses rótulos políticos cada vez mais ocupa um lugar no esquecimento proposital dos interesses de cada um. Sendo cômodo seguir tais posicionamentos até o momento em que esses não prejudiquem determinados objetivos.
 
É visível que a briga entre Direita x Esquerda em muitos momentos ultrapasse o aceitável e vá para o lado dos interesses individuais ou de determinados grupos. Para muitos atacar somente a Direita, como causadora de todos os problemas, ou mantenedora de todos os erros da nossa sociedade é fácil. Mais simples ainda é se afirmar como sendo de Esquerda e na prática mostrar-se completamente diferente do que foi defendido antes. Em uma clara tentativa simplista que busca fugir da discussão e de todos os valores e conceitos presentes em cada lado, muitos políticos, partidos, e grupos estudantis, apoiam-se nessas lamentáveis atitudes, onde os resultados são positivos para eles, pois para o resto a situação é a mesma, deprimentemente a mesma.
 
A partir dessa realidade trágica que é presente nas mais diversas esferas políticas. Podemos nos transportar para outra não muito diferente, esta presente em um ambiente que deveria justamente ampliar, universalizar o conhecimento, a discussão, o debate e o respeito. E que em muitos casos o que acaba acontecendo passa distante de tudo isso, principalmente no respeito entre as pessoas. A liberdade é posta em xeque.
 
Temos assim as universidades e tudo o que acontece dentro desse recinto. Plural em vários sentidos, contraditória em outros, respeitosa ou não, tanto prazeres como desgostos ficam visíveis nesse espaço, que de início acaba assustando e que no decorrer dos anos vai se tornando o “normal”. Porém se esse “vai se tornando normal” começa a abalar ou botar em xeque a liberdade de cada um, temos sim um grande problema. Não podemos aceitar que a nossa liberdade possa ser abalada ou mesmo ameaçada, quando não é chantageada ou coagida, direta ou indiretamente, por grupos e seus respectivos representantes. Que simplesmente por não respeitar ou aceitar a opinião dos demais, acabam criando uma espécie de “regime uniforme”, visando ocupar um espaço onde todos deveriam ser realmente representados. Para isso muitos utilizam a Representação Estudantil e como se não bastasse, também levam seus partidos políticos, que em muitos casos são os próprios financiadores desses grupos, que buscam infelizmente “massa de manobra” para encher manifestações e dar um toque cinematográfico ao movimento.

Defender um desses posicionamentos políticos - Direita/Esquerda - dentro de uma Universidade não é uma tarefa fácil. O pior é quando você acaba sendo rotulado, lembrando que em muitos casos ser vítima de um rótulo, pode ser simplesmente causado pelo fato de não querer opinar sobre determinado caso ou então não concordar inteiramente com alguma opinião apresentada. De uma hora para outra a intolerância se faz presente, junto com as generalizações e o discurso maniqueísta.

A UNE tristemente já há alguns anos vêm envergonhando os estudantes perante seu papel nada representativo e sim colaborativo com o governo. Todos esses exemplos só afastam os estudantes dos meios representativos, ou mesmo da política, já que ao enxergar toda a sujeira e o desrespeito embutido nesses grupos, preferem recolher-se nas salas de aula ou em casa. Uma espécie de “protesto calado” mais que legítimo, perante a deplorável situação da representação estudantil. Lembrando que tal realidade não configura-se em uma regra, mas em alguns casos, que infelizmente entristecem a realidade em nossas Universidades.
 
As eleições para DCE’s, CA’s, DA’s acabam virando verdadeiras disputas entre grupos político partidários. O debate que deveria abranger questões estudantis ligadas a Universidade - e claro outros assuntos pertinentes, acaba abrindo espaço para as ações que partidos ligados a esses grupos defendem. Os representantes desses grupos, que deveriam pregar a união, o debate saudável de ideias, a diversidade política e claro o respeito com todos os alunos, dentro e fora da Universidade - independente de qual “lado” esse aluno esteja, acabam virando verdadeiros “carrascos” para quem pensa diferente daquilo que é defendido por tais chapas.
 
No fim de toda essa guerra que suja o campo estudantil em nossas Universidades, ainda temos que ouvir: partido “x”, ganha Diretório Central dos Estudantes da Universidade “y”."
Se existir uma palavra que infelizmente acaba representando esses episódios, essa palavra é a separação. Separação de pessoas, de opiniões, de escolhas, e o descuido em um bem maior: a melhoria em nossa educação.
 
O título desse texto “A Política em uma Universidade de Todos.” instiga um questão importante “...Universidade de todos”, é justamente essa afirmação que não podemos esquecer. É claro que não podemos deixar que séculos de conquistas almejando melhorias e claro o direito de ser realmente representado, desapareça logo no espaço universitário. Como já comentado, é nesse espaço que continuamos a aprender com prazeres e dificuldades a realidade às vezes dura que enfrentamos dia a dia em nossa sociedade. Por mais que esses falsos representantes, que esses grupos que tentam mostrar uma imagem de defensores da liberdade e da diversidade, tentem “calar" de forma indireta a grande maioria, utilizando os mais diversos meios para conquistarem espaços que são de todos, não podemos deixar um único pensamento prevalecer.
 
Especialmente no meio acadêmico - alunos, professores, funcionários, comunidade em geral - não pode se calar e ver triunfar indivíduos, que representando apenas seus próprios pontos de vista, falam em nome de todos.  Não podemos deixar vencer um quase "totalitarismo", onde deveria reinar a liberdade e uma verdadeira representatividade. 
Politica nas Universidades. Direita, Esquerda e voce.
 
    
Rafael Dantas.
Aluno de História, Universidade Federal da Bahia.


 

4 comentários:

  1. Rapaz cuidado, a inquisição ufbana vai te pegar ^^

    Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se acontecer alguma coisa misteriosa, vou saber quem acusar, rsrsrsrsrs. A situação infelizmente é triste.
      Muito obrigado. E Abraços.

      Excluir
  2. Olá Rafael, meu nome é guilherme achei interessante seu trabalho, tenho só uma curiosidade e gostaria de pedir a você essa matéria. Gostaria de saber mais sobre O CAMINHO DE AREIA - CIDADE BAIXA - SALVADOR BA, tenho um enorme interesse de saber mais sobre esse bairro fotos( cuja, não consigo encontrar fotos, marcos), se possível fazer uma matéria sobre o tal, se consegui alguma foto, agradeço muito. E também fala mais sobre o Bonfim, penísula itapagipana, ficaria grato.
    Obrigado por essas imagens e esses marcos, tenho 24 anos e vendo essas histórias e imagens me sinto naquele tempo que hoje é tomado por concretos e uma nação bastante agressiva.

    Obrigado
    e-mail.: junynho_x@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme.

      Muito obrigado. Fico feliz que você tenha gostado do blog e das postagens.
      Em breve – ainda estou vendo os próximos artigos para o fim do ano – vou publicar alguma coisa sobre essa área, principalmente a região do Bonfim. A demora maior é justamente por falta de tempo, e todos os textos exigem uma pesquisa profunda.
      Eu tenho algumas imagens dessa região. Estou construindo outra página (no facebook), que irá auxiliar o blog, e em breve estarei divulgando tanto a página, como as várias imagens.
      Mais uma vez agradeço pela sua atenção e qualquer coisa te aviso.

      Atenciosamente Rafael Dantas, Bahia.

      Excluir