sábado, 28 de julho de 2012

Quem quer ser O Maior brasileiro de Todos os Tempos

Surpresa, diversidade, polêmica, injustiça, vergonha... Resultado dos 100 maiores brasileiros de todos os tempos “cutuca” população sobre o legado das grandes personalidades da nossa História.

Texto: Rafael Dantas, Bahia. http://rafaeldantasbahia.blogspot.com.br/2012/07/quem-quer-ser-o-maior-brasileiro-de.html

Depois de muita espera finalmente conhecemos os nomes indicados no programa 'O Maior Brasileiro de Todos os Tempos' no sbt. No primeiro programa muita surpresa. O grande jornalista Carlos Nascimento é o apresentador desse fase. Imagem: site do programa. 

Os Indicados

Alguns dos nomes indicados para ‘O Maior Brasileiro de Todos os Tempos’ (no sbt as quartas feiras, 23h30min) acabou exibindo ou mesmo confirmando que boa parte das pessoas que votaram não conhecem, não valorizam, ou esqueceram alguns dos significativos momentos e personagens da nossa História. Ou meramente votaram nos rostos que estão na mídia atualmente sem realmente entender o que deveria ser o sentido do programa. Entre alguns dos nomes temos: Ana Paula Valadão 97° posição (cantora que faz sucesso principalmente entre os evangélicos) Anderson Silva 90° (lutador de MMA, com grande visibilidade ultimamente), Joelma 83° (cantora da banda Calypso), Ronaldinho Gaúcho 82°(Famoso jogador de futebol, que recentemente esteve envolvido em problemas), Fernando Collor de Melo 78° (ex-presidente do Brasil e atual senador, que em 1992 saiu do poder devido impeachment) Michel Teló 72° (Cantor do recente sucesso “Ai Se Eu Te Pego”, “pegou muitos de surpresa”), Lua Blanco 71° (atriz da novela Rebelde, Record. Talvez a que provocou mais espanto, pois é mais conhecida entre os jovens que assistem a novela), Dedé do Vasco 63° (jogador do Vasco), Apóstolo Valdemiro Santiago 36° (pastor evangélico, líder e fundador de Igreja, recentemente investigado pelo ministério público), Pastor Silas Malafaia 26° (pastor protestante pentecostal, envolvido em várias críticas)... (veja a lista no site: http://www.sbt.com.br/omaiorbrasileiro/candidatos/). Esses nomes estão entre os 100 maiores brasileiros da nossa História.
- Só faltou a Luiza que estava no Canadá e a dupla João Lucas e Marcelo do sucesso “Eu Quero Thu Eu Quero Tha”.
O bispo e dono da Rede Record, Edir Macedo, não era esperado na lista já que alguns apontavam que ele tinha sido superado por outros colocados. Mas no segundo programa o bispo apareceu na 13° posição estando na frente de outros grandes personagens. Bem visto por muitos e nem tanto por outros, o dono da rede Record e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, está na lista ao lado de outros pastores.

Fiquei realmente triste com o resultado, parece que as pessoas não sabem separar suas paixões da real importância de um personagem para a nação. Não tenho nada contra as pessoas citadas, alguns são excelentes profissionais e realmente marcaram seu nome ao longo do tempo e continuam deixando sua presença em nossa atualidade. E claro que todos possuem o direito de votar em quem quiser e mostrar suas opiniões. Mas será que temos o maior brasileiro de todos os tempos entre esses nomes? Creio que não. Também acredito que não será um programa de televisão que mostrará o maior brasileiro da nossa História, nem irá agradar a todos, claro. Mas poderia e pode sim revelar um grande personagem do nosso país, isso se as pessoas votassem com consciência e responsabilidade. Ainda bem que na lista temos outros escolhidos e ainda teremos mais programas.

Na lista também temos outros nomes que mostram outro panorama. Entre eles: Chico Anysio 14 ° (grande humorista, ator, pintor, escritor, dublador, compositor), Ruy Barbosa 22° (jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro; um dos maiores nomes do século XX), Oswaldo Cruz 25° (Um dos maiores cientistas brasileiros), D. Pedro II 27° (Imperador do Brasil, um dos grandes nomes do Brasil, apontado por muitos como uma figura que pensava além de seu tempo), Chico Mendes 28° (seringueiro e ativista ambiental, assassinado em 1988), Luiz Gonzaga 29° (famoso compositor conhecido como o rei do Baião ), Machado de Assis 41° (considerado um dos maiores escritores brasileiros, reconhecido internacionalmente), Visconde de Mauá 45° (um dos principais nomes da industrialização no Brasil Império), Carlos Drummond de Andrade 52° (importante poeta e cronista brasileiro), Paulo Freire 55° (educador e filósofo brasileiro, patrono da educação no Brasil) Monteiro Lobato 57° (um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX), Ulysses Guimarães 64° (político de grande importância na redemocratização do Brasil), Carlos Chagas 66° (médico sanitarista, bacteriologista e cientista brasileiro), Marechal Rondon 70° (militar e sertanista brasileiro), Luís Carlos Prestes 76° (político, grande nome do comunismo no Brasil), Jorge Amado 93° (um dos mais famosos escritores do nosso país tendo sua obra traduzida em vários idiomas), Vital Brasil 98° (grande médico imunologista), entre outros. Ainda teremos outros doze programas para analisarmos cada um desses brasileiros. Provavelmente teremos outras surpresas. Lembrando que é a parti de um desses 100 que iremos escolher o maior brasileiro.

Luiz Inácio Lula da Silva (ex-presidente do Brasil) está entre os primeiros colocados e poderá ser o maior brasileiro de todos os tempos; por enquanto muitos apontam esse resultado. Os 12 primeiros são: O jogador de futebol Pelé, Lula, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-presidente Juscelino Kubitschek, o ex-presidente Getúlio Vargas, o piloto de Formula 1 Ayrton Sena, o médium Chico Xavier, a religiosa Bem Aventurada Irmã Dulce, Princesa Isabel, o inventor Santos Dumont, o mártir da Independência Mineira Tiradentes e o arquiteto Oscar Niemeyer. É visível que esses nomes associados a grandes feitos e momentos da História do Brasil ainda são preferência. Símbolos como: Brasília, o Real, as Leis Trabalhistas, luta por Independência, religiosidade, e esporte, ficam evidentes ao lado desses nomes. A recente morte do ex-presidente Itamar Franco (1930-2011) parece ter reavivado a memória das pessoas que votaram. Na lista de candidatos ele aparece na 95° posição. Um dos nomes da redemocratização no Brasil Tancredo Neves, também foi escolhido pelo público e aparece na 34° posição.

Na mesma hora da apresentação milhares de pessoas comentaram sobre os nomes escolhidos pelos internautas. Na plateia do programa aparentemente não tivemos reações contrárias aos escolhidos. Já no mural do site a situação era bem diferente. Imagem: site do programa. 

As Discussões

Outro ponto que despertou polêmica foi a colocação dos nomes escolhidos. Lua Blanco 71° e Michel Teló 72° posição, estão na frente de nomes como: Luís Carlos Prestes 76°, Chico Buarque 84°, Tom Jobim 89°, Vital Brasil 98° e Jorge Amado 93° posição (Fiquei assustado!). Vários cantores, jogadores de futebol e empresários também figuram a lista.

Claro que não é uma tarefa fácil escolher o maior brasileiro de todos os tempos. Escolha que não esta resumida a paixões, idolatrias ou simplesmente por estar na mídia. Ser o maior brasileiro é entre outras tantas coisas, conseguir reunir uma série de ações, acertos, qualidades ou mesmo erros (afinal ninguém é perfeito) para o Brasil. Que o legado desse brasileiro (a ser escolhido) não só fique restrito a seus círculos, como também atinja nossa nação ao longo do tempo. Fico realmente preocupado com os nomes que saíram ate agora, afinal é algo a ser visto e repercutido nacionalmente e internacionalmente. Que isso sirva de exemplo preocupante de como está sendo encarada nossa História e a realidade da nossa educação. Sabemos que o “país do futebol ou do carnaval” possui muito mais que isso.

Na mesma hora milhares de pessoas postaram comentários no mural do site (http://www.sbt.com.br/omaiorbrasileiro/mural/) manifestando o choque que tiveram com a apresentação dos nomes. Até as 03h49mi da madrugada do dia 12/04/12 tínhamos 1740 comentários, em sua maioria reclamando dos nomes escolhidos. No dia 15/07/12 tínhamos 8089 comentários, e no dia 28 de julho de 2012 tínhamos 12.269 comentários que em sua maioria criticaram alguns dos nomes escolhidos.

O Programa

O programa é um grande debate tendo como objetivo a difícil escolha do “Maior brasileiro...”. É baseado no formato criado pela BBC, “The Greats”, elegendo assim aquele que mais fez pela nação, onde entre outras coisas destacaríamos seu legado para a sociedade. Muitos países já escolheram seus representantes, desde o mais provável ao discutível. Na Inglaterra temos Winston Churchill (político e estadista britânico). Itália, Leonardo da Vinci (um dos maiores artistas da humanidade, polímata). África do Sul, Nelson Mandela (ex-presidente e líder rebelde). Chile, Salvador Allende (ex-presidente do Chile, que não é unanimidade entre todos os chilenos) e França, Charles de Gaulle (general e estadista Frances). Em Portugal destacamos a polêmica figura do ditador Antonio Salazar, que ficou na frente de nomes como: Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral.

O programa terá varias etapas, por enquanto ainda estamos vendo os 100 maiores brasileiros escolhidos por votação pela internet com a apresentação do jornalista Carlos Nascimento. Depois gradualmente cada um será “eliminado” até conhecermos o Maior Brasileiro de Todos os Tempos, com o comando do grande nome da TV brasileira Silvio Santos. O SBT merece parabéns pelo programa, já alguns dos nomes escolhidos... Vale destacar que Silvio Santos optou por não permitir que seu nome, ou integrantes do SBT, participassem do programa que é apresentado pela emissora de propriedade do mesmo. Sem dúvida o nome do grande nome da televisão brasileira estaria entre os finalistas.

Entre milhares de nomes grandes figuras que estamparam as páginas de livros e revistas ao longo dos séculos, e marcaram presença na TV. Políticos, artistas, escritores, imperadores, religiosos, esportistas. Personagens adorados, polêmicos, falecidos e vivos que ainda hoje figuram o imaginário dos brasileiros (todos foram votados no programa).
Imagem: Rafael Dantas, Bahia.


Homenagem aos grandes brasileiros nas cédulas, selos e moedas.


Na imagem cédulas e moedas do Brasil. Todas as cédulas da imagem trazem uma efígie que representa um brasileiro que marcou presença na História do Brasil. É possível observar a evolução dos personagens homenageados ao longo dos padrões monetários brasileiros. No inicio o que era quase restrito aos dirigentes do país, com o passar das décadas foi abrindo espaço para escritores, cientistas, artistas, etc.
Imagem: Rafael Dantas, Bahia.


Durante décadas as cédulas, selos e moedas brasileiras estamparam efígies de grandes personalidades. Em muitos casos o cargo, os feitos, e o momento que essas figuram pertenciam era o bastante para que suas caras permanecessem durante todo o padrão monetário vigente. Das velhas cédulas do Império, passando pela República, Ditadura e Redemocratização tivemos nove padrões monetários: Réis, Cruzeiro, Cruzeiro Novo, Cruzeiro, Cruzado, Cruzado Novo, Cruzeiro, Cruzeiro Real, e o atual Real. Hoje as cédulas do Real estampam a efígie da República, e as moedas continuam a homenagear algumas figuras importantes. Mas na época das velhas cédulas de Réis a figura de D. Pedro II, por exemplo, era uma das mais usadas. Depois com os outros padrões monetários, o velho imperador continuou a ser usado, assim como outros personagens, entre eles: Getúlio Vargas, Ruy Barbosa, Barão do Rio Branco, Tiradentes, Princesa Isabel, Duque de Caxias, Marechal Deodoro da Fonseca, Vila Lobos, Candido Portinari, Vital Brasil, Carlos Chagas, Carlos Gomes, Carlos Drummond de Andrade, Oswaldo Cruz, JK, entre outros. Resolvi tirar essa foto da minha coleção para ilustrar o assunto. Na imagem podemos ver algumas cédulas (séculos XIX e XX) e moedas (século XIX ao XX), sendo destacadas suas efígies. Os selos brasileiros também são ricamente ilustrados com grandes personagens da nossa história, principalmente os selos da década de 40, 50. Séries inteiras dedicadas a figuras de destaque nacional eram comuns em meados do século XX. Fico devendo uma imagem da minha coleção de selos para os leitores do blog. É importante lembrar que Ruas, Avenidas, nomes de edifícios, Datas comemorativas, entre outras tantas homenagens, mantém viva a memória desses símbolos da nação.


O Resultado. E quem é o maior brasileiro de todos os tempos?


O colunista Tony Goes, escreveu uma passagem interessante publicado em 13/07/2012 no site da Folha de São Paulo: ““O Maior Brasileiro de Todos os Tempos" não teria a menor graça se não fosse por esses pequenos absurdos.” Realmente deu uma espantosa graça e gerou o debate que é essencial para discutirmos essa questão; na verdade foi uma união de emoções. Goes também diz: “Uma lista elaborada por historiadores seria muito mais justa, é claro, mas também aborrecidíssima.” Justa sim, porém discordo do “aborrecidíssima”, afinal esses grandes nomes sempre despertaram a curiosidade entre nós. Contudo entre surpresas e decepções o mais democrático e correto foi a votação feita pela internet com a participação de todas as pessoas.

Novamente lembro o direito de cada um votar em quem quiser e manifestar suas opiniões. Mas o que temos que realmente discutir é se chegaremos perto de ter um brasileiro que represente entre vários, um significativo legado para o Brasil. Apontar um entre tantos nomes da nossa História não é fácil, portanto é ai que entra o debate. Não estou pregando quem deve ou não ficar, por isso que não apresentei nomes, (e tenho muitos) vamos ver o desenrolar do programa e depois abordar cada individuo. Mas sim alertando como até agora alguns nomes foram indicados, sendo visível que questões fúteis foram usadas para a escolha de alguns dos 100 Maiores brasileiros de Todos os Tempos, deixando fora da lista outros importantes personagens que cravaram seu legado na História do Brasil.
 
***

Referências: *sbt, ‘O Maior Brasileiro de Todos os Tempos’, *Jornal Folha de São Paulo, colunista Tony Goes, 13/07/12. “ O maior Brasileiro” é para gerar polêmica, não suspense. *Livro Biografias, Ministério das relações exteriores, 2009. *Livro Os Presidentes e a República. Arquivo Nacional, Presidência da República. * Imagens: *As duas primeiras são do site (http://www.sbt.com.br/omaiorbrasileiro/fotos/). *Duas ultimas imagens: Rafael Dantas, Bahia. Vários livros para ilustrar brasileiros de destaque nacional que tiveram seu nome citado durante as votações na internet. *Última imagem coleção de cédulas e moedas Rafael Dantas, Bahia.

*Atenção. A divulgação dos textos e imagens do blog assinados por Rafael Dantas, Bahia. pode ser feita com a permissão do administrador e devida referencia do link, nome do autor dos artigos, e nome do Blog. Atenciosamente Rafael Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário